20 Efeitos para Aplicar em Fotos no Photoshop
O Photoshop é um dos editores de imagens mais utilizados em trabalhos artísticos e originais. Embora qualquer editor possa criar efeitos diferentes e personalizados, alguns deles são mais utilizados e vale a pena aprender como fazer para colocar em prática e dar um toque especial nas imagens.
Os filtros são os recursos mais utilizados e podem ser utilizados com vários objetivos.
Vantagens do Photoshop como Editor de Imagens para Efeitos Fotográficos
Hoje a tecnologia já oferece inúmeros aplicativos e softwares muito eficientes para aplicar efeitos incríveis em fotos. O Photoshop não é o mais simples de usar e muito menos o mais barato, então por que ele ainda é o software mais utilizado?
A resposta pode ser bem complexa, mas como ele foi o pioneiro e continua sendo muito versátil e poderoso, as pessoas preferem continuar aproveitando seus recursos. Além disso, a integração com outros softwares da família Adobe também contribui para a facilidade.
A verdade é que com o Photoshop você pode personalizar os efeitos das fotos em detalhes, como você quiser, ao contrário de outros editores que contam apenas com filtros prontos.
Um dos recursos mais incríveis desse editor seja a possibilidade de gravar e compartilhar ações, criando seus próprios filtros.
Nesse artigo você irá conhecer alguns desses efeitos mais populares e descobrir como eles são feitos.
1 Brilho e Contraste
Altera os níveis de brilho e contraste de uma imagem. São ideais para serem usados nos casos em que a foto está muito escura ou com baixo nível de contraste.
2 Preto e Branco
Efeito bastante interessante que transforma suas fotos coloridas em preto e branco. A intensidade deste efeito pode ser personalizada.
3 Brilho Sol
Como diz o próprio nome, este efeito insere a iluminação semelhante a do Sol em uma imagem, como um ponto de luz intenso, o que muitas vezes traz um visual absolutamente diferente do original.
4 Vintage
Em época de imagens em resolução 4K, o efeito vintage nos leva de volta aos anos 80-90, onde as máquinas fotográficas tinham resoluções menores. É isso que esse efeito causa nas imagens e esta configuração de imagem está cada vez mais na moda, com a ascensão do estilo retrõ.
5 Sépia
Saudade daquelas fotos antigas em que toda a imagem parecia meio laranjada? Os efeitos Vintage para fotos são muito utilizados além de ser uma das categorias mais variadas! Isso acontece por que o objetivo é reproduzir o aspecto e cores das fotos antigas e isso pode ser feito de muitas maneiras diferentes.
6 Lomo
A principal característica do efeito Lomo são as cores saturadas, acompanhadas de uma borda escura nos cantos. Com esse efeito o ponto central da imagem tem mais enfoque.
O nome desse efeito é uma referência à câmera Lomo LC-A, produzida a partir de 1980, que produzia fotos com essas características.
7 Dégradé
Dégradé ou gradiente é um efeito que adiciona um tom de cor de forma gradativa a imagem, ou seja, ao invés de ser preenchida com somente um tom de azul, por exemplo, uma imagem é preenchida por diversos tons de azul sobrepostos e contínuos, que trazem à imagem um aspecto 3D.
8 Envelhecimento
Efeito que faz com que a imagem pareça desgastada. Diferente do Sépia e do Vintage, o principal objetivo do envelhecimento é tornar as fotos com aparência desgastada, arranhada, como se tivesse sido muito utilizada e agora aparenta ser uma imagem antiga.
9 Desfoque
Distorce a nitidez da imagem ou de parte dela. Ideal para se utilizar quando se quer destacar uma parte da imagem, desfocando todo o resto. Efeito nativo de máquinas profissionais, mas que também pode ser utilizado com o Photoshop.
10 Polaroid
Pode acreditar. Existiu uma época não tão distante, onde as fotografias eram registradas em filmes e estes filmes eram levados para um laboratório para serem revelados. E ai, somente depois de todo este processo, o usuário tinha acesso às fotos que tirou. Nesta mesma época, surgiu uma máquina fotográfica que, pasmem, revelava e imprimia as fotos instantaneamente. Eram as Polaroids. Muito popular nos anos 80-90 e na memória de muita gente até hoje. Pois este é mais um efeito incrível que o Phtoshop permite reproduzir. É possível fazer com que suas imagens atuais se pareçam como se tivessem sido tiradas pela famosa maquininha. Sucesso garantido para todas as gerações.
11 Pincelando
Transforme sua imagem em uma verdadeira obra de arte. Com o efeito pincelada é possível dar o efeito de pintura à guache para as suas imagens. Ao trabalhar com várias camadas aplicando este efeito é possível ter a nítida sensação de estarmos diante de uma verdadeira pintura.
12 Transparência e fusão de imagens
O Photoshop trabalha com recursos que permitem o usuário a alterar os níveis de opacidade de uma imagem. Quanto menor esse nível, mais transparente se torna a imagem.
Este recurso é muito útil quando queremos trabalhar com fusão de imagens, pois facilita a “mistura” entre elas.
13 Cores Psicodélicas
Mais um incrível recurso do Photoshop, o efeito de cores psicodélicas transforma qualquer imagem comum em algo realmente único. Com algumas poucas configurações nas cores da imagem é possível criar efeitos parecidos com os da Pop Art, onde as figuras possuem cores fortes e vibrantes.
14 Montagens
Provavelmente um dos efeitos mais conhecidos e utilizados do programa. Com ele, é possível pegar diversas imagens diferentes e colar todas elas em um mesmo “mural”, criando uma imagem totalmente nova.
15 Mosaico de Fotos
Com este efeito podemos criar imagens realmente fantásticas no programa. É possível fazer, através da junção de várias microimagens, uma imagem maior. Em cada pedaço do mosaico temos uma imagem única e independente. Ao unirmos todas essas imagens lado a lado e observarmos a mesma mais distantes, temos a formação de uma nova imagem maior, totalmente diferente de cada uma das microimagens.
16 Efeitos Cromados ou Dourados
Famoso efeito metálico. Ele transforma uma palavra ou superfície da sua imagem em uma superfície de aparência metalizada. Recurso muito importante para quando se quer dar mais qualidade e profissionalismo a um trabalho, pois não é tão simples de se encontrar o tom certo e a luminosidade adequada para passar a real impressão de metal.
17 Substituir cor
Às vezes precisamos ajustar em nossa imagem algum elemento que esteja discrepante ou em desarmonia. Por exemplo, a camisa de uma pessoa na foto acabou estourando a cor ou é de um padrão muito diferente dos demais presentes na imagem? Sem problema! Com o substituir cor é possível selecionar somente uma parte da foto e alterar a tonalidade daquele ponto, fazendo com que o mesmo fique harmônico com o resto da imagem.
18 Marca d’agua
Recurso que cria literalmente uma marca ou um selo com transparência, que marca a imagem, sem necessariamente danificar ou impedir seu conteúdo de ser apreciado. Muito utilizado por profissionais que desejam expor o seu material sem que haja reutilização indevida do mesmo, A marca d’água visa proteger a imagem e seus direitos autorais.
19 Fumaça – Smoke
Este efeito impressionante é relativamente simples de ser realizado e dá resultados incríveis. Na verdade esse efeito de fumaça em uma imagem é criado por um pincel específico, que ao ser utilizado na foto cria a impressão de fumaça real.
Neste caso, devemos procurar na internet o download de pincéis específicos para dar o efeito fumaça na imagem e instalá-los em nosso Photoshop. Com certeza a experiência valerá a pena.
20 Quebra-cabeça
O efeito quebra cabeça é ideal para você que quer mudar um pouco o padrão das suas imagens. Ele traz justamente o efeito de um quebra cabeça para a sua foto, onde você pode até “desmontar algumas peças”.
O Photoshop tem inúmeros recursos para fazer da sua imagem algo único. Os efeitos são poderosas ferramentas que certamente irão agregar muito valor ao seu trabalho!
Como fazer montagem de fotos de maneira fácil - Ideias Virtuais
29/03/2019 @ 15:53
[…] Um dos principais atributos do Photoshop é a sua incrível versatilidade que possibilita a criação de diversas montagens diferentes com colagens de imagens diversas. […]