Tudo Sobre o Google! Como Estar No Topo?
Google é uma empresa que atua online e tem como objetivo organizar toda a informação mundial e torná-la de fácil acesso.
O significado de Google tem a ver com um número gigantesco, assim como é a quantidade de informação existente.
A empresa Google é uma multinacional criada nos Estados Unidos e, além de serviços online, também trabalha com software.
A atual sede do Google é em Moutain View, na Califórnia. Para manter o sistema Google online e funcional são necessários mais de um milhão de servidores em data centers localizados em diversos lugares do mundo.
A empresa processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e tem vinte pentabytes de dados gerados todos os dias, por usuários de todos os lugares do mundo.
Como estar no topo do Google:
- Criar um site com boa navegabilidade, sem erros na estrutura e ortografia do texto;
- Escolher bem as palavras-chave e verificar sua concorrência;
- Buscar técnicas de SEO (Otimização de Motores de Busca) para posicionar o site nas pesquisas;
- Adicionar site no Google e esperar a confirmação do buscador para aparecer na pesquisa.
Porque estar no topo do Google:
Autoridade e relevância
Um dos fatores que determinam como rankear no Google é a autoridade. Isso quer dizer que, quando um site cria uma identificação com o público, a ponto de se tornar referência em algum assunto, boa parte das buscas do Google vai indicar essa página.
Essa prática é conhecida como Marketing de Conteúdo e visa a produção de conteúdos ricos e valiosos para atrair o cliente. Desse modo, é necessário preparar uma estratégia de conteúdos que seja consistente para o seu site, fazendo com que esse objetivo seja atingido.
Agora, é importante que você saiba, também, que o usuário, por menor conhecimento que tenha sobre tecnologia, já entende que, quando um site está no topo do Google, isso quer dizer que ele tem mais autoridade e relevância no conteúdo — e, consequentemente, no mercado. Portanto, a preferência vai ser sempre clicar nos primeiros resultados!
Audiência segmentada
Resumidamente, as buscas no Google funcionam assim: o usuário digita um termo de pesquisa (chamado de palavra-chave), e a ferramenta começa um processo de rastreamento e indexação dos resultados em seu índice.
O objetivo principal do buscador é obter os melhores resultados, de maneira que o usuário encontre exatamente o que está procurando. Para isso, ele analisa uma série de critérios, para avaliar quais páginas do índice são ideais para atender às palavras-chave buscadas.
Por causa disso, provavelmente, o visitante que entra no seu site por meio de uma pesquisa realizada no Google é um potencial cliente. Isso quer dizer que estar no topo do Google é também conseguir para o seu site uma audiência segmentada, de usuários que realmente têm interesse no que você oferece.
Mais cliques
Sabendo da importância de estar bem colocado no Google, milhares de empresas trabalham diariamente em estratégias para alcançar os melhores resultados. E essa forte concorrência tem motivo: cada posição acima no buscador significa um aumento considerável de cliques.
O primeiro lugar do Google recebe aproximadamente 34% dos cliques, enquanto o segundo lugar recebe 19%, seguido de 12% do terceiro lugar.
SEO (Search Engine Optimization):
SEO é uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.
Reputação online:
Se o seu objetivo é construir um bom relacionamento com o consumidor e garantir o marketing boca a boca por meio da qualidade no atendimento, nada mais lógico que entender e priorizar as necessidades do cliente.
O monitoramento de todos os canais públicos em que o consumidor pode expressar suas frustrações, como o Twitter e Facebook, serve para aproximar a empresa do cliente. O objetivo não é só agradar o consumidor, mas também fortalecer a empresa e se destacar no mercado.
Uma boa reputação online gera:
- Um aumento na lucratividade;
- Influência no valor da marca;
- A reputação molda o comportamento do consumidor.
O que Rankear? Tipos de conteúdos:
- Site
Dica 1 – Analisar o Desempenho Geral do Seu Site;
Dica 2 – Aumentar a Velocidade de Desempenho do Seu Site;
Dica 3 – Escrever e Publicar Conteúdos de Qualidade;
Dica 4 – Otimizar SEO no Seu Site.
- Maps
Dica 1 – Adicione categorias associadas com seu negocio;
Dica 2 – Ter um site com muitas visitas;
Dica 3 – Qualidade e autoridade de endereço de correspondência;
Dica 4 – Endereço de correspondência em seu website.
- Artigos
Dica 1 – Otimize o texto com palavras-chave;
Dica 2 – Melhore seus links;
Dica 3 – Conserte seu layout;
Dica 4 – Vá além do texto com diferentes mídias.
- Vídeos
Dica 1 – Utilizar um bom título de vídeo;
Dica 2 – Inserir as tags (marcadores) do vídeo;
Dica 3 – Escrever descrições inteligentes;
Dica 4 – Aumentar o engajamento do público.
Anúncios:
A plataforma para criar e gerenciar anúncios do Google é chamada de Google Ads. Para anunciar no Google, basta você acessar o site www.adwords.com e criar a sua conta Ads.
Se você já tiver uma conta que é utilizada nos serviços do Google como o Facebook, você pode usar essa conta. Se você nunca anunciou no Google, certifique-se de escolher a opção para iniciantes.
Você não terá muitas opções de configuração, mas ao menos colocará os seus anúncios Google mais rapidamente no ar sem muitas complicações.
Escolha um grupo de palavras-chave relacionadas ao produto / serviço que deseja anunciar, elabore um anúncio, defina o site para onde esses anúncios serão direcionados e pronto.
Mais para a frente, quando sentir a necessidade de ter um maior controle sobre a sua conta, passe para a edição completa.