Como Ganhar Dinheiro com Serviços Gráficos
O trabalho do designer gráfico é criar a comunicação visual de uma marca. O trabalho envolve a pesquisa e a elaboração das peças, mas também pode incluir o acompanhamento da impressão e a verificação e entrega dos produtos finalizados ao cliente, para que a estratégia de divulgação seja concretizada.
Um bom designer gráfico não é desenvolvido apenas pela sua formação, mas principalmente pelas referências que ele absorve, as experiências e a facilidade de lidar com os clientes e as vendas de seu trabalho.
Mercado de trabalho de design gráfico
Todo esse desenvolvimento profissional deve ser recompensado com valores justos, mas isso nem sempre acontece.
O mercado de trabalho formal de designer gráfico não é dos melhores, e profissionais com experiência não conseguem receber bons salários quando trabalham com carteira assinada, infelizmente.
As melhores opções para os profissionais de Designer Gráfico são em trabalhos individuais, como freelancers, ou mesmo como terceirizados em empresas. Para quem decide sair da falsa ideia de segurança proporcionada pela CLT, o mercado está repleto de oportunidades.
E os pagamentos acompanham a demanda. Os designers gráficos freelancers ou empreendedores são os profissionais mais bem pagos dessa categoria. Mas para alcançar bons resultados financeiros é essencial atender algumas características:
- Ter compromisso com prazos
- Ter portfólio online
- Ter um local adequado para trabalhar com regularidade
- Ter bom relacionamento com os clientes
Além disso, é muito comum que iniciantes em design gráfico tenham dificuldades na hora de cobrar por seus serviços, mas existe uma forma ideal de fazer isso e também maneiras de aumentar o valor de seus contratos.
Entenda como seu processo de trabalho é monetizado
O designer gráfico usa o seu conhecimento para criar peças artísticas. Dependendo da complexidade da peça e do nível de conhecimento do profissional, o trabalho pode demorar mais ou menos tempo para ser executado. Cada peça exige um tempo dedicado a pesquisa e à produção de fato, e isso deve ser considerado.
A moeda de troca do design gráfico é o tempo e essa é a melhor maneira de cobrar pelo trabalho. Estabeleça um valor de referencia da sua hora trabalhada e calcule o tempo que será preciso para criar a peça solicitada.
Quanto maior for a entrega, mais tempo será necessário e maior será o valor cobrado.
Faça desdobramentos de cada trabalho
Os desdobramentos são a melhor maneira de ganhar dinheiro porque o processo de pesquisa já foi realizado para o trabalho original então você ganha por algo que já está feito.
Na hora em que fizer o briefing você pode questionar sobre os desdobramentos das peças. Se não existirem, você pode sugerir alguns que sejam coerentes com a estratégia do cliente, oferecendo a criação de outras versões com tamanhos e usos diferentes.
Agregue valor ao seu trabalho
Uma forma de aumentar o seu faturamento como designer gráfico é inserir valores agregados, ou seja, serviços que o cliente precisa, mas não deseja se responsabilizar em fazer. Um exemplo disso é a impressão e o acompanhamento junta à gráfica.
Normalmente os clientes não desejam se preocupar com essa parte de pesquisar preço, enviar os arquivos, acompanhar o processo e a entrega e conferir detalhadamente se o resultado ficou adequado, e você pode oferecer esse serviço agregado, e cobrar por ele, claro.
Ser empregado formal ou trabalhar como autônomo tem suas vantagens. No caso do freelancer é essencial que o profissional tenha uma boa gestão do tempo para não se perder em seus compromissos profissionais.
Mas quando o trabalho é realizado com seriedade e disciplina o profissional consegue ganhar mais qualidade de vida, tendo liberdade trabalhar no horário e local mais conveniente, e alcançar bons resultados financeiros.