Como Montar uma Gráfica Online e Trabalhar em Casa?
Você atua no ramo de Designer Gráfico ou Web Designer e agora está pensando em abrir o seu próprio negócio para ganhar dinheiro? Ou apenas deseja ter seu próprio negócio e percebeu que o ramo da gráfica vem aumentando?
Bom, fique sabendo que é possível montar uma gráfica online e trabalhar em casa obtendo ótimos retornos financeiros. Isso porque, diversas empresas procuram soluções para os seus problemas na internet, logo você pode muito bem oferecer os seus serviços.
Em uma busca rápida no Google, é possível encontrar diversas gráficas onlines que estão dispostas a produzir o que você deseja e enviar até o seu endereço.
Além disso, os serviços dos correios tornam o envio das encomendas algo seguro e de baixo custo, sem contar que esse tipo de negócio tem o investimento inicial menor quando comparada a algo físico.
O motivo é objetivo, pois você só vai precisar das ferramentas para impressão e criação, não tendo necessidade de pagar o aluguel de um espaço físico, por exemplo. Sabendo disso, por que não então você montar uma gráfica online e trabalhar em casa?
Não sabe por onde começar? Não se preocupe, pois isso é algo normal entre os novos empreendedores. Continue nesse artigo que você saberá por onde começar a ganhar dinheiro com a sua gráfica online.
Pesquisa de mercado
O segmento de gráficas online vem crescendo, por isso essa é uma boa alternativa para você conseguir alcançar a sua independência financeira.
No entanto, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para conseguir oferecer um diferencial e se destacar. Pesquise no Google outras gráficas online, veja como elas estão atuando e procure pontos de sucessos entre elas. Dessa forma, é possível acrescentar diferencial a sua empresa também, recomendando sempre que você procure inovar.
Equipamentos necessários
Para montar uma gráfica online e trabalhar em casa você vai precisar de equipamentos que garantam a qualidade do serviço prestado.
É preciso ter um computador com os programas de criação, e ter domínio em cada um deles, assim quando o cliente solicitar o serviço você será capaz de desenvolver sem qualquer dificuldade.
O segundo equipamento necessário é a impressora, não tente comprar uma de baixa qualidade, isso afeta diretamente nas artes fornecidas e pode acabar sendo a razão de um possível fracasso.
Veja os equipamentos mais necessários em uma gráfica online.
- Guilhotina;
- Gravadora de chapas;
- Grampeador;
- Impressora tipográfica;
- Máquina dobradeira;
- Scanner de mesa;
- Refiladora;
- Sistema de numeração;
- Picotadora;
- Impressora a laser;
- Serrilhadeira gráfica.
Será necessário então montar um plano de negócios abrangendo todos os valores, assim é possível saber qual será o custo inicial de tudo. Além disso, caso você não seja um designer, será preciso contratar um para a elaboração das peças solicitadas pelos clientes.
Procure bons fornecedores
Obviamente que para montar uma gráfica online e trabalhar em casa você vai precisar de diversos papéis diferentes, recarga de toners, entre outros serviços e materiais.
Por esse motivo, busque os fornecedores que oferecem produtos de qualidade com um preço que esteja dentro do seu orçamento, para que assim você possa aumentar os seus lucros.
Crie um site
Se a gráfica é online você vai precisar ter um site, logo é preciso buscar ajuda de um profissional – se necessário – para a criação do mesmo. Lembre-se de pedir ao profissional que integre os principais sistemas de pagamento, isso irá facilitar para o cliente, que nem sempre tem o dinheiro para pagar o boleto e pode desejar fazer o pagamento no cartão, por exemplo.
É importante também que o domínio da URL seja de fácil associação, contendo a palavra “gráfica”, o que vai lhe ajudar a se posicionar no Google, assim quando alguém procurar os seus serviços nos motores de buscas, irá lhe encontrar sem qualquer tipo de problema.
Divulgue a sua gráfica
A última maneira de como montar uma gráfica online e trabalhar em casa é fazendo a divulgação da mesma. Se você não é visto, você não é lembrado, não é mesmo? Por isso, fazer a divulgação dos seus serviços no Facebook e Instagram, por exemplo, é extremamente importante.
Se possível, aposte em campanhas pagas, pois isso aumenta e muito a sua visibilidade, além disso utilize o Google Adwords, assim os visitantes do seu site irão aumentar e as vendas também.
Por último, aposte no marketing de conteúdo, crie um blog e o alimente com posts e textos relacionados a sua área de atuação. Assim, ao ler os seus artigos, as pessoas acabarão sendo redirecionadas também para a sua empresa, o que é extremamente positivo para a sua marca.
Quer saber mais sobre como trabalhar em casa e ser um Design Gráfico?