Como o domínio do seu site pode impactar no ranqueamento do Google
As técnicas de SEO são estratégias importantes que visam tornar um blog ou site mais conhecido ao público.
Outro aspecto importante envolvendo as técnicas de SEO é a questão do domínio, que exerce influência no ranqueamento do seu site nãos principais buscadores, como o Google.
O domínio corresponde a um nome que possibilita o acesso a um determinado site (não tem o seu? aproveite e faça na hostinger.com.br/registro-de-dominio). Por isso, é fundamental que ele seja curto e simples.
O Domínio e as Técnicas de SEO
Quando você realiza uma busca no Google é bem possível que a palavra-chave esteja também presente na URL nos resultados de busca.
Isso ocorre porque o Google conta com algoritmos que fazem buscas baseados no perfil do usuário, facilitando a entrega de conteúdo do interesse dele.
É com base nisso que um domínio bem pensado e coerente com o conteúdo do seu site se torna uma importante ferramenta para melhorar a otimização de busca.
A importância do domínio para o bom ranqueamento
Imagine que você administre um Pet Shop e o domínio do seu site conte com os termos “Pet Shop”. Essas palavras são relacionadas diretamente com as palavras que as pessoas digitam diretamente no Google.
Por causa dessa relação direta existente entre os termos utilizados, a sua posição no Google já conta com um ponto a mais.
Porém, mais do que apenas conter uma palavra-chave, o domínio deve ter autoridade, ou seja, apresentar bons conteúdos e ser referenciado em outros sites.
Por isso, para que o seu domínio influencie de maneira positiva o ranqueamento do seu site no Google, vale a pena seguir algumas dicas. São elas:
O uso correto das palavras-chaves
É impossível falar sobre SEO sem mencionar a questão das palavras-chaves. Elas são imprescindíveis para melhorar o posicionamento nas páginas de busca.
No caso dos domínios, uma das dicas é inserir neles algumas palavras-chaves que correspondam às principais buscas do seu segmento.
Um bom domínio deve explicar de antemão os objetivos ou o foco do site. No entanto, esse não é o único fator que deve ser ponderado na escolha.
Curto e objetivo
Dizem que as melhores ideias são geralmente as mais simples, no caso da escolha de um domínio a situação não é diferente. Por isso, o ideal é que ele seja curto, sem termos difíceis e palavras longas.
Lembre-se que é por meio do domínio que as pessoas vão chegar até o seu site. Portanto, é fundamental adotar palavras e termos que, além de relacionados com o seu conteúdo, sejam memorizáveis.
É importante também evitar o uso de gírias e expressões engraçadas na hora de escolher o seu domínio, pois isso pode comprometer a credibilidade do seu trabalho.
Escolher “.com” ou o “.com.br”
Essa alternativa deve estar relacionada com a proposta da sua página. As extensões “.com” e a “.com.br” são as mais utilizadas e, por causa disso, são as mais fáceis de memorizar.
É possível também optar por outras terminações, tais como a “.net”, a “.shop” e a “.info”. Esses são alguns exemplos alternativos que devem ser adotados levando em consideração a natureza do seu negócio.
Não é bom utilizar números
Na hora de optar por um domínio, é válido evitar a utilização de números e hífens, pois são elementos que podem dificultar a compreensão das pessoas.
Imagine que o seu site tenha o número 2 no nome. De repente você vai ter que dizer o endereço do seu site para um possível cliente. Diante disso ele pode ficar confuso, sem saber se digita o número 2 ou o escreve por extenso.
A presença de hífens também pode gerar confusão no momento em que você menciona o endereço do seu site. Lembre-se que a simplicidade e a fácil memorização são os principais elementos para assegurar um bom domínio.
O impacto positivo do seu domínio
Ao contar com um domínio que corresponde bem ao conteúdo trabalho em seu site, que seja fácil de memorizar e que também seja compreensível, o impacto no ranqueamento será positivo.
Com todos os elementos que tornam o seu domínio bem visível para os algoritmos do Google, você é capaz de melhorar muito a sua presença online.
E a dica de ouro é que antes de pensar exclusivamente no domínio é mais recomendável pensar em estratégias para gerar autoridade para o mesmo.
Conclusão
Ao analisar as técnicas de otimização em seu site, não descarte o uso adequado de um domínio. Ele exerce uma boa influência nas páginas do Google.
Por fim, se o domínio é o endereço do seu site, é muito importante saber cuidar deste endereço e fazê-lo ser bem visto e reconhecido por parte dos seus visitantes.