Como Vender na Internet: Tenha os Melhores Resultados
O mercado de vendas não para de crescer, o e-commerce é um dos setores que tem conseguido se manter em alta no Brasil, mesmo com as condições desfavoráveis da economia, muitas pessoas estão em busca de ganhar um dinheiro extra ou começar um negócio na internet, por isso têm buscado alternativas que possam ajudar a ser um empreendedor e ser bem-sucedido. Já sabemos que vender produtos online é um excelente caminho para empreender, mas para isso existem alguns passos para chegar até lá.
Quando se trata de vendas, em qualquer negócio é preciso satisfazer o cliente, na internet não é diferente. Por isso é preciso estar atento a fatores muito importantes que podem te ajudar a alcançar o sucesso. Veja algumas dicas que podem te ajudar a obter os melhores resultados e resultar em muitas vendas:
Como criar uma oferta irresistível para vender produtos pela internet
Você sabe qual é o principal problema enfrentado pelas pessoas na hora de vender seus produtos ou serviços? A maior dificuldade é que frequentemente parece que os vendedores estão querendo empurrar a venda aos clientes, e ninguém gosta de se sentir assim. E quando o cliente sente isso ele simplesmente não compra.
Isso acontece porque o vendedor está oferecendo o produto da maneira errada, sem atrativos, que faz o cliente não enxergar qualquer vantagem no produto.
A oferta irresistível
A maneira certa é instigar o desejo do cliente sobre a sua oferta para que ele mesmo queira comprar e assim, o papel do seu vendedor será apenas realizar o desejo do cliente.
Se você está se perguntando como isso é possível, eu respondo… Tornando a sua oferta muito vantajosa aos olhos do seu cliente.
O gancho da oferta
O primeiro passo para criar uma oferta irresistível é ter um gancho poderoso e ele vai depender do canal em que sua oferta será divulgada.
O título da sua oferta precisa ser bastante chamativo e não vender nada. O seu gancho é uma promessa. Algo que faça a pessoa querer ver sua oferta. E existem dois tipos de gancho eficazes:
- Aquele que apela para o desejo da pessoa (exemplo: Fique rico trabalhando em casa)
- O que usa a controvérsia e incita a curiosidade do leitor (Exemplo: Ganhe dinheiro enquanto dorme)
Toda boa oferta começa com um bom gancho então perca (ou ganhe!) alguns minutos pensando em um gancho chamativo para a sua oferta.
Ah, mas tem uma coisa importante, sua promessa precisa ser verdadeira, ok?
A explicação da oferta
Essa é a parte em que você precisa explicar que a sua promessa é verdadeira e descrever seus argumentos. Você pode usar dados estatísticos, ou algum exemplo inegável.
Geralmente argumentos que tem como base a experiência são muito bons para explicar o seu gancho. Mas essa explicação precisa ser breve.
Quando você faz uma boa explicação, conquista a atenção da pessoa mostrando que o seu gancho tem sentido e vale a pena continuar a leitura.
A História as Dores, Desejos e Necessidades:
Essa é a primeira parte importante se você vai lançar um produto ou serviço novo no mercado. Faça um estudo de público alvo e você conseguirá saber quais os interesses do público alvo do seu negócio. Tendo isso esclarecido, tenha em mãos algo forte o suficiente para ser irresistível perante a um público, você precisa conhecer o público, esse é o ponto chave. Então, descubra tudo sobre ele, verifique principalmente quais são as principais dores, os desejos e as necessidades, isso será o seu norte no desenvolvimento da estratégia.
Em seguida para deixar sua oferta ainda melhor, faça uma história que conecte você com seu cliente, existe um padrão que cria mais conexão com o leitor, ele se chama jornada do herói. A jornada do herói se caracteriza por ser a história de um personagem comum que ao longo do tempo consegue superar todos os obstáculos e vencer o desafio proposto. As pessoas se identificam e pensam “se deu certo para ele, também pode dar certo para mim”.
A história nem precisa ser sua, você pode contar a história de algum cliente.
O Conteúdo com Qualidade
Com apenas o conteúdo em mãos não é suficiente para convencer seu cliente, a qualidade é imprescindível em qualquer projeto, isso porque, você pode até conseguir vender muito, mas se não houver qualidade, o seu público não voltará consumir algo vindo de você, ou seja, você não terá uma segunda chance e certamente colocará a sua credibilidade em alto risco.
Você precisa entregar conteúdo de valor para a pessoa, ou seja conteúdo e qualidade, ambos juntos algo que mostre que aquilo que você está apresentando é uma oportunidade. Você vai mostrar para a sua audiência que o seu produto tem grande valor a ela, conteúdo de valor é aquele que a pessoa aprende algo importante com ele, mesmo que não compre o seu produto.
Os Gatilhos Mentais
Você deve utilizar gatinhos mentais desde o início da sua oferta, ou seja, todas as etapas que já foram citadas aqui devem conter esses gatilhos.
Gatilhos mentais são expressões, palavras ou a parte de um conteúdo que disparam um tipo de emoção na pessoa para que ela preste atenção a sua mensagem ou então aja da forma como você deseja.
Os principais gatilhos mentais são:
- Prova: gera confiança no cliente e é conseguida através de depoimentos
- Prova social: é mostrar que muitas pessoas estão interessadas no seu produto
- Escassez: gera urgência e é conseguida através da sensação de perda de uma oportunidade
- Inimigo em comum: gera aproximação e é conseguida com a identificação de um problema em comum.
- Porque: gera credibilidade e é conseguido através da explicação de algo
A Apresentação com seu Diferencial
Chega a hora de apresentar o seu produto ou serviço que será oferecido. Mas será que você tem algo diferente para apresentar para seu cliente. Apresentar um diferencial é importante para que sua apresentação funcione como algo irresistível, até porque, se houver uma apresentação parecida de um concorrente no mercado, sua oferta pode estar mais frágil. Por isso, estudar seus concorrentes, verificar as falhas apresentadas pode ser uma forma de conseguir apresentar para seu cliente sem as mesmas falhas que seu concorrente cometeu, se tornando uma solução melhor, possivelmente, a melhor do mercado.
Na apresentação do produto você precisa dizer o que é o seu produto, o que ele faz e mostrar os benefícios que ele pode proporcionar à vida do cliente que adquirir a oferta. As pessoas não compram a função do produto e sim as transformações proporcionadas por ele, não se esqueça disso.
A Solução com a Garantia
O seu produto ou serviço deve apresentar uma boa solução para o problema ou ter algo a acrescentar para seu cliente, por isso falamos tanto de atingir os desejos do público em potencial. É como se você estivesse apresentando o projeto da sua vida, e se pudesse daria tudo por ele, mas ele não está disponível por um valor estipulado no mercado, é a mesma coisa na visão do seu público alvo, pois independente disso ele quer ter uma solução para esse problema, independente de como você irá resolver, Então, estude seu cliente e crie a sua solução e seu posicionamento para ela.
A maior objeção de qualquer cliente é imaginar que pode estar tomando a decisão errada ou mesmo se arrepender de aceitar a oferta. Para eliminar essa objeção você pode reverter o risco da oferta dando uma garantia de reembolso caso a pessoa não se sinta satisfeita. Estipule uma garantia e veja suas vendas aumentarem.
O Fechamento com um bom atendimento
Se você conseguiu chegar até aqui, é porque proporcionou para seu cliente um bom atendimento e esse é o plus de uma empresa com excelência para se tornar irresistível, isso porque, mesmo com todos os pontos acima, com muita qualidade não é suficiente mais. Os clientes precisam e querem uma assistência especial durante todo o processo de compra, por isso agregar valor pode ser a melhor hora para pedir venda. Se a pessoa acompanhou a sua oferta até o final é porque tem interesse nela e você deve incentivar que ela tome a decisão de comprar. Use argumentos lógicos para ajudar a embasar a decisão do cliente.
Mas não se esqueça do pós venda, continue solucionando dúvidas e indicando informações pertinentes. Isso faz do seu produto mais poderoso e irresistível, pois possui alto valor agregado, valor esse que não está à venda. Seguindo todas essas dicas suas ofertas serão irresistíveis e você verá suas vendas aumentarem consideravelmente.
O Preço com o Bônus
O preço é o último item dentro da apresentação do produto, mas o mais importante, porque frequentemente oferece objeções do tipo “não tenho dinheiro para comprar” e para vencê-las você precisa justificar o preço e oferecer opções de compra. Desconto nunca é uma boa solução.
Lembre-se dos bônus que fará seu preço valer muito mais a pena, a quantidade de bônus e a qualidade dele pode convencer seu cliente a comprar seu produto. Ele é algo extra que será fornecido caso a pessoa compre o produto em uma determinada oferta. Ele deve surpreender o cliente, entregar mais do que ele espera, por isso apresente-o junto com o produto e tem a função de quebrar uma objeção, aumentando o valor percebido da oferta.