Importância do Marketing de Conteúdo para sua Empresa
A cada dia que passa fica mais difícil captar clientes através de banners e anúncios. Os usuários da internet desenvolveram um tipo de “cegueira virtual” que faz as pessoas simplesmente ignorarem as informações existentes em espaços frequentemente utilizados por anúncios em sites ou aplicativos. Além disso, eles não gostam de ver anúncios e muitos acreditam que as propagandas atrapalham a usabilidade dos canais.
Cada vez mais, investir em estratégias de Marketing é primordial para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte. O que é preciso entender é que uma empresa que queira conquistar sua posição de destaque no mercado, não pode deixar uma boa estratégia de marketing para trás. E uma das áreas do Marketing Digital que está conquistando cada vez mais destaque é o Marketing de Conteúdo.
Mas as empresas ainda precisam entender melhor como funciona, porque nem sempre sabem como fazer para divulgar suas marcas e vender seus produtos e serviços, e acabam buscando formas de driblar algum tipo de rejeição da marca. Mas vamos te explicar como funciona, e como o marketing de conteúdo é a melhor forma de isso não acontecer com sua marca e empresa.
O que é Marketing de Conteúdo?
É uma estratégia de marketing que tem como objetivo aumentar o engajamento do público-alvo em relação à empresa e dessa forma ampliar a base de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante. Através da oferta de material valioso é possível atrair novos clientes, envolvendo e gerando a percepção positiva da empresa e assim criar novas oportunidades de vendas.
Como funciona e o que é Essencial em Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia que envolve a criação de conteúdo relevante para uma audiência segmentada, a distribuição desse conteúdo e a amplificação do alcance desse conteúdo divulgado.
O principal objetivo é abrir caminho para o relacionamento entre as empresas e as pessoas e, dessa forma, gerar mais oportunidades de venda.
Infelizmente muitos empresários ainda não entenderam como funciona uma estratégia de marketing de conteúdo e acreditam que se trata de falar sobre seus próprios produtos, serviços ou marca, mas isso gera resultados opostos aos esperados.
Quando o consumidor não vê valor no conteúdo oferecido e há uma visível tentativa de venda somente, não há engajamento e, consequentemente, não há venda.
Propaganda X Marketing de conteúdo
A principal diferença entre a propaganda e o marketing de conteúdo está em sua essência. A propaganda fala sobre coisas que a empresa quer divulgar, visando o aumento da venda de determinado produto ou serviço. Já o marketing de conteúdo fala sobre assuntos que interessam o consumidor.
Empresas que oferecem conteúdo de qualidade conseguem educar, entreter, informar o público-alvo e contam histórias interessantes sobre suas marcas.
Muitas empresas ainda não reconhecem a importância do marketing de conteúdo porque visualizam apenas ações em curto prazo e com isso acabam investindo dinheiro em estratégias imediatistas.
O marketing de conteúdo é um compromisso da empresa com os clientes e deve visar ações em longo prazo, considerando o relacionamento, a fidelização e a autoridade a ser construída.
Benefícios do Marketing de Conteúdo
Uma estratégia de marketing de conteúdo proporciona diversos benefícios às empresas como:
Melhora o relacionamento com os clientes
O marketing de conteúdo gera sentimentos de proximidade e confiança, essenciais para o relacionamento entre marca e cliente. As pessoas gostam de receber atenção, de se sentirem exclusivas e oferecer conteúdo que seja relevante para elas é uma ótima maneira de criar esse elo.
Aprimorar o ranqueamento no Google
O que você faz quando tem uma dúvida? Se você respondeu que faz uma busca no Google saiba que você é apenas uma das milhões de pessoas que agem dessa forma. Sendo assim, quando mais fácil for encontrar a sua empresa entre os resultados das buscas relacionadas ao seu segmento de atuação, melhor, certo?
Se você criar um bom conteúdo, que gera engajamento, e o Google perceber isso, sua empresa terá mais chance de aparecer na primeira página das buscas. Esse é o sonho de 10 em cada 10 empresas que já possuem presença digital.
Divulgadores orgânicos da marca
Um dos principais benefícios do marketing de conteúdo é tornar o leitor um divulgador gratuito (e com muita relevância) da sua empresa. Se o conteúdo for realmente bom seus clientes irão compartilhar o material, o que funciona como uma referência para outras pessoas. Esse é o boca a boca digital que tem a mesma importância que o original, porém possui maior abrangência já que na internet o compartilhamento de informações não fica restrito à localização.
Aumenta as vendas
Embora esse não seja o objetivo principal dessa estratégia, a proximidade com os clientes, a autoridade gerada e a confiança na empresa certamente aumentará o número de vendas em longo prazo. Sim, em longo prazo. Como já foi dito, o marketing de conteúdo é um compromisso e não visa resultados imediatos, mas sim duradouros.
E vale lembrar que conteúdos de eliminam dúvidas frequentes sobre os produtos ou serviços ajudam bastante a reduzir o tempo da jornada do cliente e assim, a equipe de vendas pode se concentrar em dar atenção às vendas propriamente ditas.
Tipos de Conteúdos Utilizados
É muito comum pensar em textos e artigos quando falamos de conteúdo, mas qualquer forma de comunicação pode ser usada, sendo que as mais visuais como vídeos e infográficos são preferidas entre as pessoas.
Você pode utilizar:
- Publicações em redes sociais
- Vídeos
- Publicações em blogs
- Webnários
- E-books
- Infográficos
- Podcasts, etc
Como criar uma boa Estratégia de Marketing de Conteúdo?
- Defina a persona e crie conteúdos voltados aos interesses dela, sem tentar vender o seu produto. Nesse momento a intensão é atrair a pessoa e vale falar sobre qualquer assunto que chame a atenção dela.
- Amplie os temas dos conteúdos criados delimitando assuntos que tenham relação com a sua marca, mas ainda não é hora de vender o seu produto. Nessa etapa você estará conquistando seu cliente.
- Crie conteúdos interessantes e úteis para as pessoas. Tire dúvidas, ofereça dicas, etc. Pode parecer que assim você estará entregando seus segredos, mas a realidade é que poucas pessoas colocarão em prática o que você está dizendo, mas lembrarão de você quando precisarem do serviço feito.
- Trabalhe palavras-chave no seu blog e site para ser encontrado nas ferramentas de busca.
- Crie materiais mais valiosos e distribua gratuitamente para conquistar uma lista de contatos e assim poder fazer ofertas exclusivas e intensificar o relacionamento com os clientes.
Com a base de clientes construída você pode realizar ações diretas de vendas e certamente alcançará resultados expressivos. Existe uma regra que determina uma proporção de 80% de conteúdo para 20% de venda, ou seja, a cada cinco conteúdos criados apenas um deve ser de venda.
Não é mais possível ignorar a importância do marketing de conteúdo para o sucesso de uma empresa. Use esse recurso corretamente e alcance resultados duradouros e a fidelidade dos clientes.
Qual a Importância de Um Site Para a Sua Empresa - Blog Soluções Industriais
29/10/2018 @ 15:10
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