A Importância do Planejamento de Marketing
Em um cenário cada vez mais competitivo torna-se essencial conhecer o mercado em que sua empresa está inserida para tomar decisões certas, que gerem resultados significativos e mais lucratividade.
O marketing nunca foi considerado custo, mas hoje em dia ele é um dos departamentos mais estratégicos de uma empresa e deve ser trabalho em conjunto com o departamento de vendas, aliando a comunicação às vendas do negócio.
Através do marketing a empresa consegue se posicionar adequadamente no mercado e divulgar seus produtos e serviços corretamente, criando uma reputação junto ao seu público-alvo.
A velocidade das informações compartilhadas exige um comportamento proativo das empresas que precisam se reinventar constantemente e oferecer um relacionamento que gere engajamento e proximidade com os clientes.
Mas para que a equipe de marketing realize um trabalho eficiente é imprescindível criar um planejamento de marketing com metas e objetivos e segui-lo, acompanhando os resultados intermediários para fazer as alterações necessárias.
O que é Planejamento de Marketing?
O planejamento de marketing identifica as estratégias de divulgação da empresa e organiza os recursos necessários para alcançar um objetivo desejado pela empresa. Além disso, serão identificados os concorrentes da empresa, quais ações deverão ser utilizadas, ferramentas e orçamento.
No planejamento de marketing devem ser considerados o perfil da empresa, o perfil dos clientes e identificação de público-alvo e persona, o posicionamento da empresa no mercado, resultados obtidos anteriormente, o orçamento disponível e projetar os custos e resultados da campanha.
Por que o Planejamento de Marketing é importante para as Empresas?
O marketing é um segmento muito amplo e dinâmico que oferece diversas opções de recursos para atingir objetivos, e cada um apresentará resultados melhores ou piores dependendo das situações.
O planejamento de marketing deve pensar em todas as alterativas, considerando custos e ferramentas necessárias, para atingir os objetivos da empresa. Dessa forma as ações podem ser direcionadas aos seus responsáveis que saberão o que precisa ser feito e quais prazos devem seguir.
Quando a equipe sabe o que precisa ser feito os resultados são melhores. Só por esse conceito já identificamos um dos fatores que torna importante a criação de um planejamento de marketing.
Mas vamos conhecer outros fatores que tornam o planejamento de marketing essencial para as empresas:
- Definição de metas e objetivos
Na criação de um planejamento de marketing deverão ser identificados os objetivos principais da empresa e também as metas, traçando uma estratégia para conseguir os resultados propostos.
O ideal é criar metas intermediárias que possam ser acompanhadas e assim verificar se a estratégia está funcionando adequadamente, permitindo realizar adequações, se for necessário.
- Menor vulnerabilidade da empresa
O planejamento de marketing também deve analisar a situação atual da empresa para considerar as ações que já foram realizadas e os resultados obtidos. Dessa forma é possível identificar oportunidades de negócio e problemas internos que podem afetar o desenvolvimento das campanhas, como a falta de capital para despesas básicas e outras situações que atingem o lucro da empresa, tendo tempo para tratar os problemas antes que eles ocorram.
- Controle de gastos
Qualquer ação na empresa precisa ter um controle rigoroso de investimento e resultados.
Dentro do plano de marketing o profissional deve traçar um orçamento e segui-lo, delimitando quanto será gasto em cada campanha ou ferramenta específica. Tudo precisa ser mensurado e controlado para garantir que os resultados gerem o lucro desejado.
A mensuração de resultados também serve para identificar quais ações funcionam para o público-alvo da sua empresa e assim, ajudar a direcionar as decisões estratégicas das ações seguintes, ou cortar investimentos de alguma delas.
O que deve ter em um Planejamento de Marketing?
Um bom planejamento de marketing deve ser objetivo e claro.
- Definição de objetivos iniciais
O melhor a fazer é definir um objetivo geral da empresa e outros relacionados a cada campanha a ser criada. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e adequados ao momento.
- Definição das personas
Muito mais do que apenas definir o direcionamento das ações de marketing, é preciso entender como esse público irá reagir às campanhas. As personas são a personificação do público-alvo e usar essa estratégia ajuda a pensar como um cliente pensaria. A persona deve ter um nome, opiniões, profissão, desafios, problemas a enfrentar e objetivos de vida.
- Análise da jornada do cliente
Entender os seus clientes é a base para qualquer estratégia de marketing e para isso é preciso identificar como eles se comportam durante o processo de compra, ou seja, a jornada do cliente. Ela começa no momento do primeiro contato dele com a sua empresa e termina no pós-venda, identificando se a experiência foi positiva ou negativa e encorajando a retornar.
- Análise SWOT
É a análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa e serve para entender a posição da empresa no mercado.
- Análise competitiva do mercado
Conhecer os concorrentes é essencial para manter-se no mercado. Nessa etapa do planejamento serão identificados os concorrentes e analisadas quais são as ações realizadas por eles.
- Definição de metas
Metas devem conter números específicos e as ações que deverão ser tomadas para alcançá-las, assim como quanto custarão e os resultados esperados. Essa seção é importante para gerar relatórios posteriores e acompanhar os resultados.
- Definição dos KPIs
KPIs são indicadores de performance, ou seja, os dados que medem os processos internos e o atingimento dos resultados. Eles variam dependendo da campanha e precisam estar especificados no planejamento de marketing.
- Definição dos profissionais envolvidos
É importante escolher profissionais capacitados e verificar as necessidades reais da empresa.
- Definição das estratégias
Definas as estratégias de branding, estratégias de tráfego pago, tráfego orgânico, SEO onpage, SEO off page, storytelling, copywritting, redes sociais, e-mail marketing, growth hacking, lançamento de infoprodutos, etc.
- Orçamento
Calcule os custos de cada estratégia com detalhes. Essas são informações importantes para a execução do plano e também para apresentar o projeto a outros setores da empresa.
- Cronograma de execução
Um planejamento de marketing lida com várias campanhas ao mesmo tempo e por isso é essencial determinar um cronograma geral. Crie um cronograma específico para cada ação também.
O planejamento de marketing é um direcionamento de ações de marketing que tem como objetivo final alcançar resultados desejados pela empresa. Apesar de ele ser realizado no início, ao longo do projeto devem ser feitas modificações necessárias para otimizar as ações de marketing.
Uma estratégia de marketing deve ser flexível e permitir o acompanhamento contínuo para gerar mais resultados e garantir a eficiência das ações.
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