Saiba as diferenças do Novo Marketing para o Velho Marketing
É um novo conceito baseado em chamar a atenção do consumidor. Quando sua empresa aparece nos primeiros lugares da pesquisa do Google, o cliente é levado ao site totalmente formatado onde o usuário encontrará um conteúdo informativo dos seus produtos ou serviços que realmente são relevantes para atender as suas necessidades, podendo fechar a compra no próprio site ou solicitar contato telefônico quando necessário.
Os clientes que procuram a empresa e não ao contrário. Afinal, quem você acredita que será um consumidor mais satisfeito e fiel? Aquele que foi abordado insistentemente para comprar um produto ou aquele que encontrou o produto e decidiu por si mesmo comprá-lo?
As empresas têm que estar atentas às estas mudanças, pois as pessoas já estão saturadas de receber folders no sinal de trânsito ou emails sem autorização, cada vez mais está em desuso a publicidade sem autorização ou SPAMS. O Marketing Digital veio para ajudar este novo jeito de fazer propaganda, pois no mundo digital você pode mostrar e segmentar a divulgação de acordo com grupo de interesses e regiões específicas.
O novo marketing e suas etapas.
Atração:
Você pode atrair os leads ou possíveis clientes para seu negócio de várias maneiras. Existem 2 principais maneiras de atrair possíveis clientes para sua lista. A maneira mais fácil e rápida é através de anúncios pagos no Google, Facebook e outras ferramentas, você pode atrair diversos seguidores através de palavras chaves, por sexo ou por região. A outra maneira mais trabalhosa e demorada, seria através da criação de conteúdos, como (artigos em blogs, ebooks, videos no youtube ou podcast), esta maneira pode demorar um pouco mais a trazer resultados, mas pode ser bem mais eficiente a longo prazo. Criar conteúdos bons tem bastante valor hoje na internet, pois cada vez mais os mecanismos de busca vêem buscando entregar aos seus usuários os melhores conteúdos.
Conversão:
É muito importante atrair e reter estes leitores (seguidores) de alguma maneira. Existem diversas ferramentas que ajudam nesta captação da dados destes possíveis clientes, para que seja trabalhado no futuro. O principal dado que você precisa reter deste leads seria o nome e o email, pode também coletar outros dados, como: Telefone, data de aniversário ou preferencias. Através de formulários em sites, blogs ou em pesquisas, pode reter estas e outras informações dos usuários, basta saber depois como utilizar estes dados. O email hoje tem sido um ferramenta essencial para comunicações futuras, pois através de ferramentas de email marketing consegue-se uma comunicação mais eficiente e rápida. O armazenamento de email em listas têm sido uma boa ideia para quem quer construir um relacionamento e melhorar a comunicação com seus prospectes. As páginas de captura ou (landing pages) tem sido bastante utilizadas para capturas de dados e emails dos internautas, fazem parte da estratégia para capturar informações.
Relacionamento:
Todas estas estratégias e ferramentas vêem sendo utilizadas com a finalidade de trazer uma melhor comunicação com os clientes. Cada vez as pessoas e as empresas têm sido mais exigentes, por isso a necessidade de filtrar, direcionar a publicidade para um comunicação mais assertiva.
Os clientes são mais exigentes e têm mais acesso à informação, por isso tem ficado cada vez mais difícil convencê-los sem provas e argumentos. Para vender é preciso entregar muito mais que um produto ou um simples serviço, é preciso ensinar e educar os clientes para fazer a compra certa.
Análise e Monitoramento
Uma das grandes vantagens do meio digital é o seu poder de mensuração, analisando e enxergando os dados, as métricas. É mais fácil de visualizar e enxergar os resultados dos números do que em outros meios de comunicação que muitas vezes não conseguem entregar resultados tão efetivos. Há uma busca pelo cliente ideal, aquele cliente que realmente precisa daquele tipo de serviço ou produto e chega até a empresa, enxergando com mais facilidade o valor que seu negócio possui pra ele.
Para ter sucesso no meio digital e na comunicação digital é preciso testar, implementar e investir em técnicas e ferramentas para poder mensurar as informações do seu negócio. A internet veio para ajudar e dar oportunidade a todos que saibam explorar seus recursos e informações que nela estão. Basta navegar e aprender, ou procurar um especialista na área que tem interesse.
Ass: Atilio Pereira – Marketing com Resultados