Modelos compartilhados: Adobe Spark obtém um novo recurso de colaboração
Adobe Spark, o aplicativo de design que facilita a criação de artes para as redes sociais, páginas da web e vídeos curtos, acaba de lançar a função ‘modelos compartilháveis’. Agora você pode criar, compartilhar e colaborar com outros profissionais om facilidade no Adobe Spark.
O novo recurso permite que vários usuários personalizem o conteúdo do mesmo conjunto de modelos tanto no iOS quanto no Android. Isso é definido para tornar as colaborações entre designers, freelancers, criadores e equipes de marketing/sociais mais fáceis e eficientes.
Os criadores também poderão compartilhar seus modelos publicamente com colegas, seguidores e clientes.
Se você está procurando uma forma de ganhar tempo e fazer seus clientes se sentirem mais empoderados, você pode usar esse recurso para fazer com que eles próprios criem seus posts, por exemplo, garantindo que todos os materiais produzidos permaneçam padronizados.
A capacidade de criar modelos para reutilizar também ajudará os criadores que trabalham sozinhos para produzir facilmente conteúdo consistente para marcas ou pequenas empresas.
Além disso, se estiver procurando maneiras de inspirar seus seguidores e se envolver ainda mais com eles, você pode usar esse recurso para criar modelos disponíveis publicamente que qualquer usuário do Adobe Spark em sua comunidade pode modificar e desenvolver.
Como usar modelos compartilhados no Adobe Spark
Para começar, primeiro transforme seu projeto em um modelo clicando em “Compartilhar” no canto superior direito da tela e depois em “Criar um modelo”. Preencha a caixa de diálogo e adicione seu novo modelo a uma biblioteca existente ou crie uma nova.
Para compartilhar seu novo modelo, navegue até a biblioteca onde seu modelo foi salvo.
Clique no ícone “Compartilhar” no canto superior direito da sua tela e escolha “Convidar” para compartilhar a biblioteca em particular com membros selecionados da equipe, ou selecione “Tornar link público” para criar um link não listado ao qual todos possam ter acesso.
Você pode acessar os modelos públicos em “Página inicial” ou “Modelos”. Por fim, você sempre pode buscar inspiração e iniciar seu processo criativo a partir de qualquer modelo existente.
Consistência de design facilitada para todo o time
Além do compartilhamento de modelos prontos, a ferramenta para web e móvel Adobe Spark acaba de disponibilizar a função ‘marcas compartilhadas’ – um novo recurso que possibilita a um time de usuários criar conteúdo a partir do mesmo conjunto de elementos gráficos, como fontes, logotipos e cores de marcas.
Depois de colocar os elementos da sua marca no Adobe Spark, a partir de agora você poderá compartilhar os ingredientes de sua marca com os colaboradores através de um convite por e-mail ou por um link especial.
Você e seus colegas de trabalho nunca mais terão a dor de cabeça buscar loucamente nos arquivos da logotipo mais recente. A nova função possibilita que você mantenha sua marca atualizada dentro do Spark.
Dessa forma, você terá certeza que o conteúdo gerado por seus colegas de equipe possuí a aparência correta com todos os aspectos padrões, mantendo assim uma maior consistência e evitando imprevistos.
Além do mais, se mesmo após essa atualização (em que o acesso aos elementos da marca se tornaram muito mais conveniente de serem acessados) você ainda se sentir um pouco preguiçoso para trocar a cor, fonte ou logo de um projeto, não se preocupe.
Agora há um botão chamado “Brandfy” na guia de design. Ao clicar nessa opção o Spark alterará de forma automática as partes de sua arte, página da web ou vídeo que contem a sua marca. Muito conveniente, não é mesmo?
No fim você pode exportar todos os elementos e a arte final em WinRar. Se você ainda não utiliza a mais famosa ferramenta de compactação de arquivos do mundo, pode aprender melhor mais a respeito da ferramenta neste guia sobre como baixar o Winrar.
Como funciona o compartilhamento de elementos de marca no Adobe Spark?
Depois de convidar um colega de equipe para usar sua marca, essa pessoa terá acesso somente para visualizar todos os elementos da marca. Eles podem até mesmo usar a marca, mas não podem realizar nenhuma alteração nela.
Ainda não há limite para quantas pessoas você pode conceder acesso a uma marca. Somente você, o criador dos elementos e da marca, pode editar os arquivos.
Para usar uma marca que foi compartilhada com você, abra o editor e clique, na guia design, no nome da marca. Você pode alterar para uma marca compartilhada clicando nela e usar seus elementos para criar um conteúdo totalmente novo.
Adobe Spark: Agora muito mais amigável a equipes
Apenas por fazer parte da Creative Cloud (CC), O Adobe Spark já era um software conhecido no mundo da criação de mídia digital. Mas após sua última atualização, sem dúvida, agilizará o fluxo de trabalho de times criativos ao redor do mundo.
Algo que antes levava horas e muito diálogo para resolver agora pode ser feito em minutos – o que sem dúvida sempre foi a missão da Adobe para todos os seus softwares desde sua criação.