O Que É Marketing de Produto?
Frequentemente, somos impactados por ideias revolucionárias que visam solucionar problemas e simplificar o dia a dia de todos nós. No universo dos negócios digitais, elas surgem na forma de aplicativos, plataformas e sistemas. Porém, infelizmente, muitas dessas soluções não sobrevivem, pois utilizam estratégias inconsistentes de Go-To-Market (lançamento e posicionamento de uma solução no mercado). É aí que o Marketing de Produto entra em ação. São muitas as empresas que enfrentam a dor de ter uma solução digital com alto potencial em estágio de espera, ou até mesmo descontinuada. Isso acontece porque dedicar tempo e dinheiro somente ao Desenvolvimento de Software não é mais suficiente.
Também é preciso pensar em como o novo produto será divulgado e comercializado:
qual é o seu posicionamento?
Quais são os seus diferenciais?
Quem são suas buyer personas?
Encontrar respostas para essas perguntas é um pré-requisito indispensável para construir um plano de negócio eficiente e sustentável. Entretanto, essa jornada pode ser complexa e repleta de desafios. É justamente por isso que o Marketing de Produto existe e deve ser utilizado como um aliado na busca pelo tão sonhado Product-Market Fit.
Desvendando o Marketing de Produto
De forma simples e resumida, o Marketing de Produto é uma estratégia que visa posicionar e promover um determinado produto digital no mercado. Seus principais objetivos são atrair e satisfazer consumidores, impulsionando o sucesso do negócio. Por isso, além de impactar
positivamente a concepção de produtos e serviços, ele também está presente nas etapas de desenvolvimento de software e atendimento ao público.
O Marketing de Produto é um componente do Marketing Convencional e, se você já ouviu falar nos famosos “Ps” do marketing, irá lembrar que Produto é um deles. No universo dos negócios digitais, produtos são bens ou serviços intangíveis, criados e acessados exclusivamente em formato digital por meio de celulares e computadores, como aplicativos, plataformas e sistemas. No entanto, como ressaltamos no início desse artigo, o Marketing de Produto vai muito além do desenvolvimento da solução digital em si. Afinal, definir o público-alvo, as estratégias de precificação e os canais de distribuição de mensagens também são ações que integram sua lista de responsabilidades. Mas, afinal, como o Marketing de Produto impulsiona negócios?
Como ele atende necessidades e desejos de diferentes stakeholders?
Marketing É a Alma do Negócio
Na prática, Product Marketing Managers (PMMs) fazem parte do time de produto digital representando a voz do usuário, levantando questões pertinentes e antecipando necessidades das partes interessadas. Foi justamente por fortalecer essas conexões, que o Marketing de Produto se tornou essencial na criação de estratégicas do time técnico e de marketing
também. Para impulsionar esse processo, a Product Marketing Alliance (PMA) sugere que antes de um produto ser lançado, ele precisa passar por cinco fases fundamentais que auxiliam na redução de possíveis falhas estratégicas.
As 5 Fases do Marketing de Produto são um guia para pessoas da área e para empreendedores de negócios digitais.
Essas fases integram o desenvolvimento do produto ou serviço, e o tempo de duração de cada uma varia de acordo com o grau de complexidade das experimentações.
1. Descoberta: o produto é testado no mercado com o objetivo de colher feedback de
usuários e clientes, e de analisar seu posicionamento e comunicação. Esses insights
são valiosos pois guiam os próximos passos do desenvolvimento.
2. Criação de Estratégias: agora que já levantamos informações relevantes, é hora de
adaptar ideias, estratégias, plano de lançamento e precificação. Nessa fase, redobre a
atenção para que mudanças não impactem negativamente outras áreas.
3. Definição: foco na tarefa, pois esse é o momento de definir os canais de comunicação,
o funil de marketing e vendas, e claro, a jornada dos potenciais usuários.
4. Preparação: aqui criamos o plano de lançamento do produto com base nas informações recolhidas nas fases anteriores. Prepare-se para treinar equipes e elaborar cronogramas de publicações (redes sociais, blog, newsletter etc.).
5. Crescimento: finalmente chegou a hora de lançar o produto no mercado.
Nessa fase, o time de produto irá observar o comportamento da solução digital e de seus usuários, para posteriormente promover ajustes e melhorias.
E agora, o que fazer?
Implementar as 5 Fases do Marketing de Produto demanda tempo e profissionais especializados. A SoftDesign , por exemplo, é uma empresa de tecnologia que cria aplicativos, plataformas e sistemas há mais de 25 anos. Por meio do serviço de Consultoria em Marketing de Produto, seu time de especialistas analisa gaps no lançamento de soluções digitais para impulsionar resultados em startups, scale-ups e corporates. Lembre-se que uma solução digital deve ser ajustada constantemente com base nas alterações do produto. Afinal, sua missão é alcançar objetivos de negócio, solucionar problemas e atender demandas de usuários – processos que, por consequência, demandam novas estratégias de Marketing de Produto.
Com o avanço da tecnologia e com as mudanças de comportamento dos usuários cada vez mais frequentes, desenvolver produtos de sucesso tornou-se um desafio para empresas que realmente desejam entregar valor aos seus consumidores. No fim, todo negócio precisa definir personas, avaliar planos de comunicação, determinar canais de atração e conversão, e reavaliar todas essas decisões de tempos em tempos.
Por isso, invista em especialistas e métodos consolidados para alcançar objetivos, reduzir riscos e incertezas. Essa é a forma mais eficaz de se destacar entre a concorrência e garantir vantagem competitiva.
Criado por: SoftDesign