Quais os melhores tipos de hospedagens? Como escolher?
Quais os melhores tipos de hospedagens para o meu site? Como escolher de acordo com meus objetivos? Escolher uma pode ser muito difícil, são tantas opções! Compartilhadas, gratuitas, clouds… como diferenciar? Pensando nessa dúvida, decidimos criar um artigo exclusivo que fala sobre os principais tipos de hospedagens. Continue a leitura para saber mais!
Analisando seus objetivos e os tipos de hospedagens
Qual será a função do seu site? Por exemplo, se ele for uma plataforma muito grande, terá a necessidade de uma plataforma própria de hospedagem, assim como a Amazon. Entretanto, se for um blog menor sem tantos acessos ou necessidade de guardar dados, a opção compartilhada pode ser vista com bons olhos. Observe abaixo quais são os principais tipos de hospedagens e para onde são recomendados.
Compartilhada
Seu conceito se resume em dividir o mesmo espaço com vários outros sites do mesmo tamanho que o seu. Existirão vários domínios no mesmo local.
Elas geralmente são mais baratas e acessíveis que uma cloud. Isso ocorre principalmente pelo fato de não precisarem de um espaço próprio por serem arquivos em maior quantidade. Todos que estão hospedados irão usar de maneira conjunta os e-mails, banco de dados e FTP.
O aspecto negativo é que elas limitam mais no momento de criar. Existem mais regras e restrições em relação ao armazenamento. Além disso, não possuem tanto espaço disponível. Imagine que você está em um prédio. Mesmo morando e pagando o condomínio, existem coisas que você não poderia fazer e que limitam. Portanto, dependendo da ação e objetivo, se torne necessário investir em uma casa “longe do compartilhamento” e maior, com mais espaços. Se esse for o seu caso, existe a opção a seguir, que é muito bem aceita:
Cloud
Nos últimos anos, conseguiu ganhar ainda mais destaque por possuir características flexíveis. Funciona de maneira oposta aos planos compartilhados. Enquanto eles possuem limitações quanto ao uso de armazenamento, este, usa de acordo com as demandas e necessidades.
Como assim? Vamos supor que seu site está tendo o triplo de visitantes, a hospedagem conseguirá suprir isso. Entretanto, é comum que quando ela é realizada de forma compartilhada, o site fique mais lento ou caia.
Geralmente são opções mais caras que a anterior. Mas a diferença não é muito grande, então acaba se tornando bastante econômica dependendo do seu caso. Além de claro, poupar muitos estresses com site lento e fora do ar. Existem plataformas que as vendem por menos de R$20 e ainda possibilitam acesso a templates prontos!
Servidor dedicado
Todos os limites que poderia ser impostos, deixam de existir. Literalmente toda a disponibilidade do servidor será sua, não terá a necessidade de dividir. Realize as configurações da sua máquina, tenha como base o processamento de dados e a memória dos programas utilizados. Comumente utilizada por marcas grandes e que precisam subtrair o máximo de desempenho de suas plataformas. Dessa forma, se o seu site está tendo muitos acessos, uma boa alternativa é inserir nos seus planos um servidor dedicado. Em suma, além destes três tipos de hospedagens, existem muitas outras importantes: VPS e até colocation. Portanto, vale a pena pesquisar por eles.