Tudo Que Você Precisa Saber Sobre WhatsApp Marketing
O WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones sem custo. Trouxe aos usuários diversas possibilidades em uma mesma ferramenta, pois é possível não só enviar mensagens de textos, como imagens, vídeos e documentos em PDF.
Tendo em vista, essas diversas oportunidades o mercado de vendas de serviços e produtos buscou utilizar também essa plataforma como alternativa de atendimento ao cliente.
Porém, quando lançado em 2009 o WhatsApp não tinha todo o suporte para atender uma demanda maior como as empresas necessitavam. Nesse caso, ele passou por diversas modificações que trouxe a possibilidade de fazer legalmente a integração com outras ferramentas de automação.
Dessa forma, em 2018 foi criado a opção de WhatsApp Business que possibilitou que empresas e marcas pudessem fazer seu atendimento utilizando a proposta dessa ferramenta.
Hoje o Whatsapp das empresas são personalizados com informações importantes para os clientes como descrição da empresa, endereço, site e horário de funcionamento.
Com isso, o atendimento se tornou ainda mais próximo e efetivo, o que provoca nos clientes a sensação de um atendimento com mais agilidade.
10 Benefícios do Whatsapp no Atendimento ao Cliente:
- Maior interatividade e a possibilidade de atendimento de um cliente ao mesmo tempo.
- Contato direto com os cliente ou potenciais clientes.
- Possibilidade de integração e automação com plataformas, em especial as de Chatbot, para melhoria nos atendimentos em grande número.
- Criação de um perfil comercial e personalizado com dados importantes do estabelecimento ou serviço.
- Por meio dessa ferramenta é possível ter uma comunicação instantânea através de automação de respostas padronizadas.
- É possível gerar dados estatísticos das mensagens enviadas (quantas foram entregues e lidas) e quais foram as principais respostas dos clientes (dúvidas, reclamações e elogios).
- É possível categorizar os grupos de clientes de acordo com o perfil ou compra e promover estratégias mais direcionadas.
- O serviço de Whatsapp em si não possui custos, as empresas geralmente pagam apenas pelas ferramentas de automação.
- Os clientes podem visualizar melhor os produtos ou serviços por meio de fotos, áudios e vídeos.
- Há também as listas de transmissões para divulgar ofertas especiais, comunicados e informações.
Você conhece o WhatsApp Business?
“O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download e foi criado pensando no proprietário da pequena empresa. Com o aplicativo, as empresas podem interagir facilmente com os clientes usando ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.”
Essa versão do aplicativo está disponível para o download de forma gratuita tanto para Android, quanto para iOS. Por mais que seja uma versão adaptada ele possui a interface praticamente igual a da versão original, o que provoca nos usuários uma sensação de familiaridade e facilita na adaptação a ferramenta.
Para editar o perfil da empresa:
O Perfil do WhatsApp Business permite que você adicione informações sobre a sua empresa, incluindo endereço e nome da empresa, categoria, descrição, e-mail e website. As pessoas podem ver esta informação facilmente quando elas olham o seu perfil.
- Abra o WhatsApp Business > Toque no Botão Menu > Configurações > Configurações da empresa > Perfil.
- Toque em Editar no canto direito superior.
- Toque em qualquer campo para atualizá-lo > Salvar.
Por mais que tenha essas funções diferenciadas do WhatsApp convencional, ainda é possível criar grupos, fazer chamadas de voz e de vídeo, criar status em textos ou com imagens, enviar GIFs, enviar documentos e tudo mais que possui na versão original.
Como usar 2 WhatsApp em 1 só celular:
É possível que essa você tenha duas contas desde que utilize a versão WhatsApp Bussiness. Entre os maiores benefícios dessa função está: separar o número de trabalho do pessoal sem a necessidade de dois aparelhos eletrônicos. Entretanto, essa opção só pode ser executada em Android.
Passo-a-passo:
- Mantenha o seu WhatsApp convencional com um dos seus números
- Baixe pela Google Play Store o WhatsApp Business e coloque o seu segundo número.
- Configure seus dados.
- Os dois números irão trabalhar de maneira independente.
- Cuidado para não confundir as contas.
Outra forma de duplicar esse e outros aplicativos é por meio do Parallel Space, que não duplica apenas o Whatsapp como também qualquer outro aplicativo.
Como usar o poder das Copys para vender no Whatsapp
É válido lembrar a importância de estruturar as mensagens que serão enviadas aos clientes, pois é através delas que você encontrará formas de convencer e garantir a fidelidade do seus clientes. Com isso, as técnicas de copywriting vieram para auxiliar nas conversões de vendas, tendo em vista que buscam utilizar gatilhos mentais que auxiliam os clientes nas tomadas de decisões, pois utilizam uma escrita persuasiva e que podem ser utilizadas nas vendas no WhatsApp.
Passo-a-passo para fazer uma Copy:
1) Consiga manter a atenção do seu cliente em você, mostre para ele sempre como vai ser útil manter o contato e lembre-se de manter uma boa primeira impressão.
2) Encontre um problema que o seu cliente possui e que seu produto ou serviço será capaz de solucionar. Com isso, você deve conhecer muito bem o que irá oferecer, mas atenção ainda não estamos no momento da venda.
3) Desperte emoções no seu cliente, por meio da escrita seja sempre empático e ressalte aquele problema anteriormente encontrado. Neste momento existem alguns gatilhos mentais que auxiliam nesse processo e que permite que o cliente haja de forma mais emotiva:
Reciprocidade – é a tendência de retribuir favores (é uma troca),
Coerência – quando você se propõe a pagar por algo se o cliente não gostar,
Prova Social – é uma tendência que segue o comportamento de outras pessoas,
Autoridade – é outro gatilho porque nos faz confiar naqueles mais “experientes”,
Escassez – mostra que tudo é que raro ou está acabando é valioso.
4) Um ponto importante para garantir o sucesso da venda é saber falar do seu produto apenas no momento certo, por isso a necessidade de levar acesso a conteúdos e está pronto para sanar quaisquer dúvidas ou objeções trazidas pelos clientes. É importante trazer nesse momento brindes grátis que falem indiretamente do seu produto, um exemplo prático e de baixo custos são os Ebooks.
5) Esse é o momento do cliente tomar a decisão, após o processo inicial de copy, esse torna-se o momento de direcionar o cliente a venda, diga para ele o que está vendendo e ressalte o seu problema e a solução encontrada no seu produto e serviço.
Como gerar links personalizados no Whatsapp? Para coloca no site.
Ter um direcionamento das suas redes sociais ou e-commerce para o seu número do WhatsApp é uma importante maneira de garantir que tenha um contato mais assertivo com os seus clientes. Pois seu cliente pode simplesmente dar um clique e já entrar em contato com você, ao invés de ter que salvar seu número ou até mesmo ligar. Caso seu potencial cliente esteja navegando em seu site pelo computador e clicar nesse link de contato, automaticamente surge um aviso na tela para que ele possa lhe enviar uma mensagem.
Para criar um link direto para seu número no Whatsapp:
- . Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Somente com ele é possível criar o redirecionamento direto para o seu número.
- Caso sua cidade não utilize o nono dígito, usar o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000
- Coloque o seu Número no Link. Substitua todos os ZEROS pelo seu número de telefone. Incluindo o DDD da sua cidade.
Estratégias de Vendas para Whatsapp:
Além de todos esses métodos é necessário que tenham estratégias de vendas que guiem o seu negocio. Hoje no Brasil, já existem duas referências em estratégias de vendas e marketing.
- Método Metéorico: Utilizam de estratégias, no qual são 5 dias aplicando a sequência estruturada de estímulos mentais que constroem o desejo de compra em seu lead. O que gera em média 20% na taxa Média de Conversão dos Infoprodutores a cada 10 horas. Clique aqui para conhecer mais!
- Clube de Vendas: são a maior comunidade de vendas onlines do Brasil, onde empresários aprendem a vender utilizando o WhatsApp todos os dias. Clique aqui para conhecer mais!
Os Melhores Cursos para WhatsApp Marketing:
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Conheça hoje mesmo o poder da automação de marketing e relacionamento via WhatsApp.
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